Demerval Saviani


Dermeval Saviani
Nasceu em Santo Antônio de Posse –SP, em 03/02/44. Filho de trabalhadores e neto de imigrantes italianos. Concluiu o Curso primário, em 1954, em São Paulo e em 1959, o Curso ginasial no Seminário Nossa Senhora da Conceição, em Cuiabá.Estudou no Seminário maior de Aparecida, em SP, onde concluiu em 1962 o Curso Colegial..
Continuou os estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento da PUC/SP, que era um reduto de estudantes burgueses. Trabalhava, nesta época, no Banco Bandeirante e concluiu seu curso de Filosofia, em 1966, tendo vivenciado profundas mudanças na sociedade, causadas pelo Golpe Militar em 1964.
Deixou o Banco e foi lecionar Filosofia em escola pública. Por volta de 1966 passou a trabalhar em um órgão da Secretaria de Educação de São Paulo. Em 1967 atuou como professor do Curso de Pedagogia da PUC/SP e ajudou a criar os Cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação nessa Instituição. Em 1970 foi lecionar na recém-criada Universidade Federal de São Carlos onde ajudou a implantar em 1976 o Mestrado em Educação, em convênio com a Fundação Carlos Chagas.
Concluiu em 1971 o Doutorado, na área de Ciências Humanas: Filosofia da Educação, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, da PUC/SP. Em 1978 retornou como professor da PUC/SP e ajudou a criar o Doutorado em Educação nesta Instituição.
Em 1979 ajudou a criar a ANDE – Associação Nacional de Educação. Foi o fundador  da  ANPED e do CEDES.
Em 1986 concluiu a Livre Docência na área de Ciências Humanas: História da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP.
Em 1988 participou da elaboração de um anteprojeto da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em 1988 coordenou o programa de pós-graduação da UNICAMP.Atualmente Dermeval Saviani é professor na UNICAMP e também está envolvido com diversos projetos educacionais e de pesquisa.


Principais Obras de Dermeval  Saviani:
                                                                                                  

  • Escola e Democracia, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1986
  • Educação - Do Senso Comum a Consciência Filosófica, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1980.
  • Ensino Público e Algumas Falas sobre Universidade, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1985.
  • Sobre a Concepção de Politécnica Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989
  • A Pós-Graduação em Educação no Brasil, Florianópolis/São Paulo: UFSC/Cortez, 2002
  • A Questão Pedagógica na Formação de Professores, Florianópolis: Endipe, 1996
  • A Nova Lei da Educação-Trajetória, Limites e Perpectivas, Campinas: Autores Associados, 1999
  • Pedagogia Histórico-Crítica, primeira aproximações, Campinas: Autores Associados, 2000
  • Política e Educação no Brasil-O Papel do Congresso Nacional na Legislação do Ensino, São Paulo, Cortez, 1987
  • Da Nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação-Por Uma Outra Política Educacional, Campinas, Autores Associados, 1998












Obras sobre o conceito de Dermeval  Saviani sobre:Escola,Ensino e Aprendizagem.

  
Visto que existe o problema da marginalidade em nossa sociedade,será que na escola,a educação pode transformar homens e mulheres  em cidadãos críticos,preocupados com o seu papel no mundo?
De acordo com esta perspectiva,Dermeval Saviani em seu livro Escola e Democracia,ele procura mostrar as várias dimensões críticas sobre o ensino e aprendizagem de acordo com as teorias tradicionais da educação,procurando assim reverter esta tendência dominante que toma conta das escolas brasileiras.
O livro aborda quais são os elementos fundamentais no processo da construção da formação e educação de homens e mulheres críticos em relação à sua realidade na exposição das suas opniões,sendo discentes conscientes e participantes da história da nossa sociedade,com uma contribuição essencial,a do professor.













 Em umas de suas obras, no livro “Para uma história de educação Latino-Americana” Saviani fala de uma educação unificada, globalizada onde a educação latino-americana esteja inserida,apontando dois aspectos para comprovar o seu ponto de vista,com o  objetivo e o enfoque de mostrar que a educação vem crescendo e progredindo a cada dia dentro do mundo globalizado em que vivemos. Concordo com tal postura pois em um mundo globalizado as culturas, as histórias e os conhecimentos de cada povo se unificam em vista das tecnologias,facilitando a aprendizagem.